FAMÍLIA ORRICO [BAHIA]

Juntando as informações de alguns membros da comunidade da família Orrico no Orkut [com a coloaboração específica de Michelle e Carolina], e, principalmente, conversando pessoalmente com o Sr. Amarílio Monteiro Orrico, pude apurar o seguinte a respeito dos seus antecedentes:

 Cerca de 7 irmãos Orrico’s vieram da Itália para a Bahia em meados do século XIX. Os 4 homens são mais lembrados do que as 3 irmãs. Miguel Antonio Orrico, Ângelo Esteves Orrico, João Batista Orrico e Antonio José Scotelli Orrico. As mulheres chamavam-se Maria, Pomba (apelido, não descobri o nome de batismo) e Tina.

Miguel Antonio Orrico, Ângelo Esteves Orrico, João Batista Orrico e as irmãs Maria, [Pomba] e Tina acabaram acomodando-se em Santo Antonio de Jesus. Os três primeiros eram caldeireiros; as mulheres dona de casa. Antonio José Scotelli Orrico se mudou para uma cidade do Vale do Jiquiriça.

Os caldeireiros Miguel Antonio e Ângelo Esteves prestavam serviços principalmente para o fabrico de alambiques de aguardente.

João Batista Orrico (caldeireiro) nasceu em 1877. No dia 13.06.1904 ele prestou depoimento ao comissário de polícia de Santo Antonio de Jesus, na condição de testemunha, pelo atentado (a tiro) sofrido pelo comerciante Ricardo de Moura Coutinho na noite de 20 de junho do mesmo ano [a vítima acabou morrendo pouco tempo após o atentado]. Na ocasião, João Batista Orrico tinha 27 anos de idade, era solteiro e morava na Rua Ruy Barbosa.

 Miguel Antonio Orrico era casado com a Sra. Helena Gomes Orrico [Leninha]. Miguel e Leninha tiveram 3 filhas e 1 filho. As filhas de Miguel e Leninha são: Ariedalva Gomes Orrico [Apelidada de Dalva e Dalvinha - segundo Carolina Orrico], Nalva Gomes Orrico Moraes, e Aida Gomes Orrico. O rapaz chamava-se Clomar Gomes Orrico.

 Segundo João Paulo Santos [residente em São Felipe], filho de Luis Carlos F. Orrico, neto de João Santos Orrico, o seu bisavô, Laudelino Antonio Orrico, seria filho de um Miguel Orrico. Entretanto, não se sabe se esse Miguel é o mesmo Miguel Antonio Orrico que conhecemos.

Segundo Carolina Orrico:

Ariedalva Gomes Orrico [Dalva] casou-se com Cirano Macedo Leal. O casal teve 5 filhos. São eles:

Ciro Orrico Leal, Lídia Helena Leal Martini, Cirano Macedo Leal Filho, Helena Orrico Santos e Celhina Orrico. Esta última faleceu ainda bebê, com aproximadamente 11 meses.

Ciro Orrico Leal [advogado] casou-se com a Sra. Maria das Graças e teve 2 filhos: São eles: Ciro e Zenon.

Lídia Helena Leal Martini casou-se com o Sr. Martini [falta o 1º nome dele] e teve 3 filhos. São eles: Julio, Mariana e Maurício.

Cirano Macedo Leal Filho [advogado] casou-se com Catarina e teve um filho, cujo nome é Pedro Orrico.

Helena Orrico Santos [Lena] casou-se com Leopoldo e teve 2 filhos. São eles: Carolina Orrico e Leopoldo Orrico.

 

Osano Morães [viúvo] mudou-se do distrito de Veados [ ] para Santo Antonio de Jesus amasiado com uma moça de tez escura. Essa moça morreu por volta dos seus 30 anos, aproximadamente, pouco tempo após chegarem em Santo Antonio de Jesus. Com a morte da amásia, Osano Morães começou a namorar com a Sra. Nalva Gomes Orrico. O Sr. Osano Morães morreu entre 50 e 60 anos de idade. O casal Osano Morães e Nalva Gomes Orrico Morães teve [5] filhos. São eles: Francisco Miguel Orrico Morães [médico], José [advogado], Marcos [ comerciante], Lula e Antonio Orrico Morães [comerciante]Acredito que a Sra. Regina Orrico também seja filha do casal. Certamente Carolina Orrico poderá esclarecer esta questão.

Nesinho, um irmão de Osano Morães, casou com uma moça de Castro Alves e morreu pouco tempo depois desse casamento.

Antonio Orrico Morães é proprietário de uma Loja que vende peças de bicicleta na Rua Sete de Setembro e de uma Sapataria {MORÃES] na Praça Padre Matheus, centro de Santo Antonio de Jesus. A sapataria é administrada pela esposa do Sr. Antonio Orrico Morães.

Francisco Miguel Orrico Moraes casou-se com a Sra. (?). O casal teve (?) filhos. Entre eles o jovem Daniel Orrico.

Clomar Gomes Orrico casou-se com a Sra. Nadir Oliveira Orrico. O casal teve 4 filhos: Helena Emilia Orrico (mãe de Camila), mora em Salvador; Clomar Gomes Orrico Filho [comerciante, pai de Gabriela Neiva Orrico e de Ricardo Neiva Orrico], mora em Santo Antonio de Jesus; Francisco Miguel Oliveira Orrico [contador, pai de Maria Clara), mora em Santo Antonio de Jesus; Maria das Graças de Oliveira Orrico, também mora em Santo Antonio de Jesus (não tem filhos).

  A Sra. Nalva é madrinha da Sra. Ednalva Orrico.

O Sr. Amarílio Monteiro Orrico é padrinho de Dalvanina.

A viúva do Sr. Clomar Gomes Orrico, ainda é viva, mora em Santo Antonio de Jesus. Está adoentada.

Clomar e a esposa têm um filho que é Advogado.

 Antonio José Scotelli Orrico casou-se com Almerinda Almeida Orrico.

Entre os filhos do casal Antonio José e Almerinda Almeida, descobri o Sr. José de Almeida Orrico e a Sra. Carmosa de Almeida Orrico [nasceram em Santo Antonio de Jesus e, hoje, mora em Salvador] e é tia avó tanto de Michelle quanto de Joyce de Sousa Orrico [mora em Brasília].

 João Batista Orrico casou-se com a Sra. Maria Belmira Reis Orrico [uma das irmãs do próprio João Batista também chamava-se Maria, e isso causa uma certa confusão].

São filhos do casal João Batista Orrico e Maria Belmira Reis Orrico:

Dalvaro Reis Orrico, Valdemar Reis Orrico, Zenaide Orrico, Abimael Orrico.

 João Batista Orrico morreu, em Santo Antonio de Jesus, dois anos depois do nascimento de Dalvaro[Não sei as circunstâncias da morte do Sr. João Batista Orrico mas, parece-me que a esposa dele teria morrido na mesma época]. O filho caçuça do casal, Dalvaro Reis Orrico acabou sendo criado por uma tia, a Sra. Maria Orrico.

Enquanto morou em Santo Antonio de Jesus, o Sr. Dalvaro Reis Orrico trabalhou na sapataria de um parente, chamado Osano Morães. Essa Sapataria, que também era uma Selaria, localizava-se na Praça Padre Matheus, próximo a Filarmônica Carlos Gomes. No interior da Sapataria, Dalvaro e o Sr. Osano faziam, artesanalmente, selas, cabrestos e outros apetrechos afins. Com a morte do proprietário, a família resolveu encerrar as atividades do comércio.

Dalvaro Reis Orrico casou-se com uma moça da cidade de Varzedo, chamada Honorina de Jesus Orrico. O casal teve 16 filhos, três já morreram.

Um cunhado de Dalvaro Reis Orrico arrumou um emprego para ele na Petrobrás, em Salvador. Por conta do novo emprego, o Sr. Dalvaro Reis Orrico e a esposa Honorina de Jesus Orrico mudaram-se para a Capital do Estado. Na ocasião da mudança, o Sr. Dalvaro Reis Orrico devia ter cerca de 30 anos de idade. Algumas pessoas chamavam o Sr. Dalvaro Reis Orrico de alemão, devido o seu tipo físico [branco e loiro].

Honorina de Jesus Orrico morreu em Salvador. O Sr. Dalvaro Reis Orrico casou-se novamente uns três anos depois da morte de Honorina.

Os primos Dalvaro Reis Orrico e Amarílio Monteiro Orrico eram muito próximos, tinham bastante afinidade, eram confidentes.

Dalvaro Reis Orrico confidenciava para o Sr. Amarílio que chegou a ficar “noivo” de outras moças em Salvador, mesmo casado com Honorina. Era um inveterado namorador. Inventava muitas histórias para namorar outras mulheres sem que nem a esposa e nem as moças descobrissem as suas artimanhas.

O Ser. Dalvaro Reis Orrico morreu com uns 70 anos de idade. Teve filhos só com a primeira esposa. Era um grande apreciador de cerveja.

O segundo casamento do Sr.Dalvaro Reis Orrico teria corroborado para a sua morte, devido o excesso de cerceamento exercido pela esposa. Segundo uma neta [Michelle] o Sr. Dalvaro Reis OrricoFoi totalmente podado pela 2º esposa de fazer tudo que mais gostava. Não podia mais dançar, beber, ir a bares conversar com os amigos”. 

Os filhos vivos de Honorina e Dalvaro são:

(1º)Ednólia Orrico, (2º) Ednalva Orrico Farias, (3º) Maria Belmira Orrico Magalhães Ferreira, (4º) Maridalva Orrico Santos, (5º) Teresa Orrico Barreto, (6º) Dalvanina Orrico, (7º) Vera Lúcia Orrico, (8º) José George Orrico, (9º) Lea Cristina Orrico, (10º) Dalvaro Emanoel Orrico, (11º) Nilsinho Orrico, (12º) Hélio Orrico, 13º Zenaide Orrico.

Ednólia Orrico, casada com Américo [Filho] e tem 3 filhos. São eles: Tatiana, Robson, Américo Neto.

 Ednalva Orrico Farias foi casada com José Dílson Farias (já falecido) e tiveram 2 filhas (Judith e Fernanda Orrico Farias)

 Maria Belmira Orrico Magalhães Ferreira [mãe de Michelle] casada com João Batista Magalhães Ferreira [curiosamente, os pais e os bisavôs de Michelle têm os mesmos nomes: "Maria Belmira e João Batista", muda os sobrenomes]. O casal tem 2 filhos Michelle Orrico de Magalhães Ferreira e Márcio Orrico de Magalhães Ferreira.

 Maridalva Orrico Santos (mais conhecida como Lili, fazia muito sucesso em Santo Antônio de jesus quando jovem) casada com Eremilton Santos (Nanã) tem 2 filhos, Karina e Marcus Vinicius Orrico Santos. Karina já casou e tem 1 filho, Lukas Orrico.

 Teresa Orrico Barreto casada com Antonio de Souza Barreto tem 3 filhos – Gabriela, Leonardo e Daniela Orrico Barreto. Daniela já é casada com Sidnei Ribeiro. Está grávida.

 Dalvanina Orrico – filhos Marcele e Bianca Orrico Serrão.

Vera Lúcia Orrico – filha Andréa Orrico Camacho. Esses moram em Umuarama, interior do Paraná.

José George Orrico é pai de Lucas e Larissa Orrico

Lea Cristina Orrico – filho Pedro Guilherme Orrico

Dalvaro Emanoel Orrico – filhos Vitor e

Nilsinho Orrico – filha Tatiana

Hélio Orrico – filhas Laís e Flávia Orrico

Zenaide Orrico – filhos Patrícia Orrico (casada), Mônica Orrico, Priscilla Orrico e Jorge Antonio Coutinho Ferreira Junior (falecido).

Valdemar Reis Orrico [vavá] casou-se com Faraildes. O casal mudou-se de Santo Antonio de Jesus para Ibicui e, posteriormente para Itapetinga.

O casal Valdemar Reis Orrico e Faraildes teve 4 filhos. São eles:

William Ramos Orrico, Welligton Ramos Orrico, Wilton Ramos Orrico e Walber Ramos Orrico. Todos moram em Itapetinga, interior da Bahia.

Zenailde Orrico casou-se com o Sr. Dativo [moram em São Paulo]. O casal Dativo e Zenailde Orrico teve 4 filhos. São eles: Raimundo, Jeová, Jorge e Ana Maria. Os dois primeiros moram em São Paulo e os dois últimos em Salvador.

Abimael Orrico [bibi] casou-se com a Sra. Jandira. Tiveram dois filhos. São eles: Vera e Zenaide. Moram em São Paulo.

About these ads
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

17 respostas para FAMÍLIA ORRICO [BAHIA]

  1. jose luis disse:

    Hola, soy José Luis Orrico desde buenos aires. saludos a todos, exitos.
    http://liberalismodemocracia.blogspot.com/2007/01/liberalismo-y-democracia.html
     

    • Amarilda Maria Monteiro Orrico disse:

      Olá, meu nome é Amarilda Maria Monteiro Orrico, sou filha de Amarilio Monteiro Orrico, nascido em 22 de março de 1914 que se casou com Noemia Bomfim Orrico, nascida em 15 de dezembro de 1928. Tiveram 09 filhos: Lúcia Maria Monteiro Orrico que reside em Salvador, Noemia Maria Monteiro Orrico que mora em Brasília/DF, Ângela Maria Monteiro Orrico Silva, casada e falecida em 1977, Amarílio Monteiro Orrico Filho, morador de Valparaíso de Góias, Lana Maria Orrico de Almeida, moradora de Valparaíso de Góias, Amarilda Maria Monteiro Orrico, residente em Brasília/DF, Maria do Carmo Monteiro Orrico, residente em Brasília/DF, Josafá Maria Monteiro Orrico, residente em Santo Antonio de Jesus/BA e Hebert Maria Monteiro Orrico, residente em Salvador/BA.
      Querendo outras informações é só me contactar.

      • arnaldo logrado disse:

        OLA , SOU DA FAMILIA LOGRADO(BAHIA) A MINHA TATARAVÓ ERA ORRICO, ROSA ORRICO, ERA MÃE DE EULALIA ROTONDANO QUE ERA MINHA BISAVÓ.

      • Dario Machado disse:

        Amarilda, quanto tempo, só mesmo a net para aproximar as pessoas. Tava pesquisando um artigo quando vi esta declaração de amor a família. Muito lindo e tocante, se eu pudesse faria o mesmo com a família Carvalho, mas é difícil encontrar alguém que saiba tanta coisa da nossa família.
        Um abraço Dario Machado de Carvalho
        Me responda.

    • Adriane disse:

      Olá…eu nome é Adriane Orrico e sou filha de Maria Tereza Orrico qué é filha de Lourenço Orrrico, que é filho de Michele Orrico, meu Bisavô. Meu bisavô tinha uma fazenda em Lagoa dos Velhos na Serra da Formiga no rio grande do Norte. Meu avô tinha uma irmã ou irmã chamado Braz Orrico.Meu avô teve várias companheiras. Mas as primeiras filhas dle são Maria Tereza Orrico e Antonieta Orrico. Um de seus filhos ainda está vivio e mora em santoAntonio.

    • Adriane disse:

      O MIGUEL ORRICO VEIO DIRETO DA ITALIA E SE INSTALOU EM RIO DO NORTE. VEJA CARTA NO FACE BOOK….ADRIANE ORRICO

  2. Lee Robert Orrico Grüne disse:

    A minha família Orrico é de Jequié-BA, sou neto de José Orrico Filho e Wanda Morais e atualmente moro em Porto Alegre-RS. Sou filho de Joselita Orrico Grüne e Gilberto Grüne. O meu avô morava no bairro Mandacaru, em Jequié-BA.

  3. Ciro Leal disse:

    Oi! Como vão todos? Meu nome é Ciro Lopes Leal! Filho primogênito de Ciro Orrico Leal e Maria da Graça Lopes Leal! Neto de Ariedalva gomes Orrico e primo de Carolina Orrico. Grande abraço a todos e casos queiram alguma informação, deixo meu e-mail. ciro_leal@yahoo.com.br.

  4. Gilberto Grüne disse:

    Sou casado com Joselita Orrico Grune, filha mais velha de José Orrico Filho, de (Itaquara) e radicalizados em Jequié, BA.
    gilberto Grune

  5. Pedro Guilherme disse:

    Sou Pedro Guilherme Orrico Barreto, filho de Lea Cristina de Jesus Orrico e Fabricio Lacerda Barreto, tenho 7 anos, meus avós eram Honorina Orrico e Dalvaro Orrico moro em salvador.

  6. sueli medeiros disse:

    Olá….meu nome é Sueli Medeiros e fui vizinha da família de Dona Honorina e Sr. Orrico durante muito anos na minha adolecencia na Rua do Protestante no Garcia aqui em Salvador. Muitas lembranças boas daquela época, Dadai (Dalvanina), Lili, Belmira, Verinha, Tereza, Zenaide…perdi o contato com todos e gostaria muito de revê-los….se algum de vocês tiverem contato com alguma da meninas, passe meu contato…. msn…sucadipaula@hotmail.com…ou no face…sueli medeiros…(biscuit e cia)

  7. Fernanda Orrico Vieira de Souza disse:

    Meu nome e Fernada Vieira Orrico sou filha de Lucia Vieira Orrico que e filha de Vivaldo Orrico e Edide Vieira Orrico meu bisavo e José Orrico e minha bisavo e Eulalia Duarte Orrico eu morrei muito tempo em Itabuna mas agora morro em Vitoria da Conquista a minha mãe nasceu em Itaquara meus avôs teve 8 filhos .. Espero que vocês posso saber q a familia e grande um beijos para todos que eu não tive a oportunidade de conhser meu feceboock e Fernanda Orrico mim procurei la valeu..

  8. vacir orrico disse:

    meu nome e vacir orrico neto de francisco orrico e bisneto de braz orrico e de santa ineis bahia

  9. olá. sou filho de Jose de Almeida Orrico, o meu avô e avó são Antonio José Orrico e Almerinda Almeida Orrico, somos 3 irmãos – Eu, o mais novo, moro em Brasilia, Ademar Soares Orrico, casado com Maria Angélica de Melo Orrico (luziania-Go), temos 2 filhos – Marcos Vinícius de Melo Orrico (está se formando em Engenharia Mecatrônica/UNB) e Patricia de Melo Orrico (fazendo Medicina na UFAL),: Aloysio Soares Orrico, mora em Brasília, casado com Nicolina tem 2 filhos – Alexandre e Joyce: e o mais velho José Luiz Soares Orrico, morando em Vitória-ES casado com Agnes com 3 filhos, Vitor, Paula e Renata. espero receber noticias, gostaria de saber se alguem fez algum processo de dupla cidadania? beijos a todos e abraços calorosos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s